Portal do Governo Brasileiro
2012 - Livro Vermelho 2013

Ternstroemia cuneifolia Gardner VU

Informações da avaliação de risco de extinção


Data: 09-11-2012

Criterio: B2ab(i,iii,v)

Avaliador:

Revisor: Tainan Messina

Analista(s) de Dados: CNCFlora

Analista(s) SIG:

Especialista(s):


Justificativa

Espécie arbórea baixa, da Mata Atlântica, ocorre em Florestas Nebulares, Campos de Altitude e Campos Rupestres. Tem ampla distribuição, com EOO de 365.89 km², mas é rara com distribuição esparsa em 40 km² de AOO. Está sujeita a sete situações de ameaça: em Alto Caparaó, Catas Altas, Diamantina, Santa Luzia (MG), Morro do Chapéu (BA), Teresópolis (RJ), Alto Paraíso de Goiás (GO). Encontra-se ameaçada pela perda de hábitat, pelo declínio na EOO e pelo número de situações de ameaça, em decorrência do aumento da frequência de incêndios, sobretudo nas áreas mais interiores, que afetam as subpopulações mais raras de Goiás e Bahia, onde não é coletada desde 1975 e 1986, respectivamente. Diante do exposto, a espécie foi considerada "Vulnerável" (VU).

Taxonomia atual

Atenção: as informações de taxonomia atuais podem ser diferentes das da data da avaliação.

Nome válido: Ternstroemia cuneifolia Gardner;

Família: Pentaphylacaceae

Sinônimos:

  • > Ternstroemia cuneifolia var. glutinosa ;
  • > Taonabo cuneifolia ;
  • > Mokofua cuneifolia ;

Mapa de ocorrência

- Ver metodologia

Informações sobre a espécie


Distribuição

Endêmica do Brasil, ocorrendo na região Sudeste (Minas Gerais, Espírito Santo, São Paulo e Rio de Janeiro) (Sobral; Bittrich, 2012), Goiás e Bahia.

Ameaças

1 Habitat Loss/Degradation (human induced)
Detalhes ​Encontra-se ameaçada pela perda de hábitat.

10.5 Fire
Detalhes ​Encontra-se ameaçada em decorrência do aumento da frequência de incêndios, sobretudo nas áreas mais interiores.

Ações de conservação

1.2.2.3 Sub-national level
Situação: on going
Observações: "Presumivelmente extinta" (PE), segundo a Lista vermelha da flora de São Paulo (SMA-SP, 2004).

Referências

- SECRETARIA DE ESTADO DO MEIO AMBIENTE, SÃO PAULO. SMA-SP. RESOLUçãO SMA N. 48 DE 2004. Lista oficial das espécies da flora do Estado de São Paulo ameaçadas de extinção, Diário Oficial do Estado de São Paulo, São Paulo, SP, 2004.

- SOBRAL, M.; BITTRICH, V. Pentaphylacaceae in Lista de Espécies da Flora do Brasil, Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Disponivel em: <http://floradobrasil.jbrj.gov.br/2012/FB012576>.

- SOBRAL, M. Pentaphyllacaceae. In: STEHMANN, J. R.; FORZZA, R. C.; SALINO, A. ET AL. Plantas da Floresta Atlântica. Rio de Janeiro: Jardim Botânico do Rio de Janeiro, 2009.

Como citar

CNCFlora. Ternstroemia cuneifolia in Lista Vermelha da flora brasileira versão 2012.2 Centro Nacional de Conservação da Flora. Disponível em <http://cncflora.jbrj.gov.br/portal/pt-br/profile/Ternstroemia cuneifolia>. Acesso em .


Última edição por CNCFlora em 09/11/2012 - 19:03:34